Cozinha da Felicidade | Time Out Market Lisboa cozinha da felicidade

Cozinha da Felicidade

Além da óbvia associação entre comida e felicidade, este restaurante deve o nome à chef que segura o leme: Susana Felicidade. Advogada de formação, Susana começou a cozinhar em frente à Praia da Arrifana, no Algarve, mas para sorte de todos nós acabou aqui, em Lisboa, onde abriu uma série de petisqueiras de sucesso. Hoje divide o seu tempo entre o Pharmácia, no Bairro Alto, e esta esquina colorida, na Ribeira, onde pode provar muitas invenções gastronómicas com sabores nacionais em formato simples e informal.

Time Out Dixit “Nas palavras da própria chef, o projecto do Mercado é um Best Of pessoal, apenas com algumas mudanças. Como se um cantor reeditasse um álbum e fizesse alguns remixes. Mas com o remix a sair melhor do que o original”

Receita

Polvo de molho com batata doce como se faz na Praia da Arrifana

Na terra natal de Susana Felicidade, Aljezur, o polvo de molho com batata doce é um prato típico de casa, mas que a avó fazia no restaurante de praia que tinha, na Arrifana, nos anos 60 e 70. Em 2004, quando largou a advocacia para se dedicar à cozinha, nessa mesma praia, a chef recuperou-o. Não só pela lembrança, como por juntar duas partes importantes do Algarve: a serra e o mar. Do mar vem o polvo da costa – “deve ser da costa, que é o mais escuro, o que se alimenta dos mariscos das rochas”, explica a chef –, que é cozido em pouca água, com cebola, cravinho, louro e um ramo de salsa, em lume muito baixo, durante 30/45 minutos [dica: o polvo é sempre congelado entre 48 a 62 horas, para quebrar as fibras internas]. Ao mesmo tempo faz-se um refogado com cebola, alho, azeite e louro. Depois, junta-se aqui o tomate fresco sem pele (ou o tomate pelado) e deixa-se cozinhar muito bem para o tomate ficar bem desfeito. Coloca-se em seguida a batata doce em cubos, semi-cozida, para acabar de cozer no refogado. O refogado é depois refrescado com vinho branco e com a água do caldo do polvo, sempre em lume médio-baixo. O polvo é cortado em vários pedaços – guardar sempre um tentáculo para cada porção – e posto no refogado. Para servir, regar com um pouco de azeite e salsa.

Ingredientes

2 A 2,5KG DE POLVO DA COSTA
BATATA DOCE DE ALJEZUR
TOMATE FRESCO (OU TOMATE PELADO
DE BOA QUALIDADE)
CEBOLA
CRAVINHO
ALHO
LOURO
SALSA
AZEITE
VINHO BRANCO

Receita Cozinha da Felicidade | Time Out Market Lisboa