Honorato, Hambúrgueres Artesanais Honorato, Hambúrgueres Artesanais

Honorato

Foi o (mítico) restaurante que deu origem à febre dos hambúrgueres em Lisboa e continua no pódio da Time Out. O segredo? Hambúrgueres de dois andares, carne de vaca de qualidade, combinações para todos os gostos, boas batatas fritas e maionese de alho forte. Só isto. É o que basta para fazer desta hamburgueria uma banca digna de peregrinação. E repetição.

Time Out Dixit “Honorato não é só uma marca, é um nome próprio. Márcio Augusto Honorato: o homem que revolucionou o negócio dos hambúrgueres em Lisboa ao fazer uma receita diferente de tudo o que havia. Uma receita pessoal. Talvez o segredo esteja aí.”

Receita

Capitão Fausto

É o prato bandeira da mais conhecida hamburgueria artesanal da cidade (digna desse nome) e o aspecto explica porquê. O nome, Capitão Fausto, homenageia a banda portuguesa com o mesmo nome – reza a história que tinha um estúdio de gravação lá ao lado e que os elementos criaram este hambúrguer com os seus ingredientes favoritos. A disposição, essa, segue a ideia de um duplex, onde os frios ficam em baixo e os quentes em cima. Vamos por partes. Primeiro arranjar a carne, isto é, limpá-la de gorduras, moldar ao formato de hambúrguer e pôr na chapa (ou frigideira). Ao mesmo tempo, colocar na chapa a cebola crua, para começar a fritar. Enquanto cozinham, arranjar o agrião e o tomate, cortar o pão em três partes e pô-lo a aquecer também na chapa. Temperar a carne com sal, pôr o queijo cheddar em cima, a cebola em seguida e tapar o hambúrguer com o pão para aquecer. Por fim, basta montar o hambúrguer: pão e salada em baixo, fatia de pão e o hambúrguer já com queijo, cebola e pão por cima.

Ingredientes

CARNE
CEBOLA
AGRIÃO
PÃO
SAL
QUEIJO CHEDDAR
SALADA

Honorato Capitão Fausto