Marlene Vieira | Time Out Market Lisboa Marlene Vieira | Time Out Market Lisboa

Chef

Marlene Vieira

Alma do Norte, mão firme para a cozinha tradicional portuguesa e um génio a recriar a nossa gastronomia. Assim se define Marlene Vieira, a cara feminina da ala dos chefs e um dos nomes em que a Time Out mais tem apostado ao longo dos últimos anos. Com um percurso feito em restaurantes de luxo, Marlene trouxe à Ribeira o melhor do receituário nacional, tanto em forma de petiscos como de pratos consistentes. Não admira, portanto, que esteja sempre na lista dos favoritos dos nossos turistas.

Time Out Dixit “Dizem que é difícil definir o estilo de Marlene, mas não é. Marlene faz um apanhado de todos os pratos e ingredientes que já quase ninguém usa – mas devia. Por isso inspira tanta gente”

Ver biografia.

Receita

Peixinhos
da horta e do mar

Marlene Vieira, a veia feminina da ala dos chefs, tem mão forte para a cozinha tradicional portuguesa, mas gosta de recriar receitas e pratos originais. Exemplo? Estes peixinhos da horta e do mar, que são um caso sério de sucesso no restaurante. O truque essencial passa por misturar os tradicionais peixinhos da horta com tempura de peixes também típicos do país. O primeiro passo é preparar os vários ingredientes que vão passar pela tempura. Retirar as pontas ao feijão verde e cortá-lo em tiras, separar as folhas de manjericão, descascar o camarão e temperá-lo com sal. Depois, finalmente, cortar o bacalhau em tiras. Para fazer a tempura, juntar todos os ingredientes numa tigela, mas apenas adicionar no fim a água. E atenção: tem mesmo de ser água com gás bem fria. Em seguida, passar cada um dos legumes, dos camarões e dos pedaços de bacalhau por esta tempura, individualmente, e fritar em óleo abundante a uma temperatura de 180 graus. Retirar do óleo assim que estiverem crocantes e escorrer em papel absorvente.

Ingredientes

100 GR FEIJÃO VERDE
1 MOLHO DE MANJERICÃO
8 CAMARÕES
150 GR LOMBO DE BACALHAU
1 L DE ÓLEO

TEMPURA
150 GR FARINHA
150 GR FARINHA MAIZENA
1 COLHER DE CHÁ DE FERMENTO EM PÓ
1 OVO
1 COLHER DE CAFÉ DE SAL FINO
250 ML DE ÁGUA COM GÁS BEM FRIA

Receita Marlene Vieira | Time Out Market Lisboa