Novidades fresquinhas: a Davvero abriu no Mercado

Quem disse que não se comem gelados no Inverno não conhece a Gelato Davvero. No pico do Inverno, acabam de abrir uma nova loja no food hall do Time Out Market.

Quando abriram a primeira loja de gelados artesanais italianos em 2015, foi por pouco que não mudaram o nome da Praça de São Paulo para “Piazza di San Paolo”, tal eram as filas que se formavam à porta. Rapidamente esta loja tornou-se pequena e mudaram o quartel-general da marca para Santos, onde funciona agora loja e fábrica. Agora, a marca fundada em Lisboa pelos italianos Filippo Licitra e Riccardo Farabegoli, prepara-se para reconquistar o Cais do Sodré com a abertura no Time Out Market.

Filippo Licitra e Riccardo Farabegoli são amigos de infância, desde os tempos em que eram vizinhos em Roma e em que a única relação que tinham com gelados eram os comiam como qualquer criança numa geladaria histórica de Roma, perto das suas casas.

Em 1997, Riccardo Farabegoli veio viver para Lisboa e trabalhar em design e publicidade. O Filippo chegou em 2009 para abrir a Nannarella, onde Riccardo também trabalhou.

Em 2015, Riccardo e Filippo juntaram-se e abriram a Davvero na Praça de São Paulo. O sucesso destes gelados artesanais foi imediato. São feitos sem corantes, conservantes ou quaisquer químicos – só usam estabilizantes naturais como farinha de alfarroba ou de guar – e com leite e natas frescas. Os sorvetes são todos feitos com fruta fresca da época, muita dela comprada no Mercado da Ribeira. No Inverno há dióspiro, romã, castanha, e nem sinal de pêssego ou meloa. Tudo produto nacional, como é o caso do requeijão do Alentejo que usam para fazer o sabor “ricotta, mel e nozes” Da Itália vêm ingredientes como a avelã, o pinhão, o pistáchio e a amêndoa.

Para a nova loja do mercado trazem 20 sabores fixos e cinco que mudam todas as semanas, entre eles contam-se os best-sellers como o pistáchio, ricotta e nozes, manjericão, caramelo salgado, a avelã ou a nata, e clássicos como o chocolate e o morango, servidos com espátula e com nata batida por cima.

Além dos gelados, o espaço no mercado vai contar com taças clássicas de gelado como o banana split ou a taça Primavera, três sobremesas como o tiramisu ou um brownie que se pode misturar com o gelado e ainda affogatto, uma sobremesa com gelado e café. “Temos um chef pasteleiro português que faz sobremesas italianas melhor do que muitos italianos”, conta Riccardo Farabegoli.

A loja está aberta, agora é começar a contribuir para que os cerca de 500 quilos de gelado que a Davvero produz por dia (no Verão), dupliquem.