empadas do Chef empadas do Chef

Há um novo chef no Mercado…

…mas não é uma pessoa e não está na ala dos chefs. Este “Chef” foi a primeira loja de comida pronta em Lisboa e para o mercado trouxe as suas empadas.

Quando o “Chef” abriu em 1977, ainda os chefs rockstars eram uma miragem e contavam-se pelos dedos de uma mão os verdadeiros chefs da cidade (cozinheiros havia muitos). Ainda assim, o “Chef – Comida Pronta” proporcionou muitas boas refeições a mais de meia Lisboa durante todos estes anos de vida.

O “Chef”, primeira loja de comida pronta para levar para casa, abriu portas na Rua Borges Carneiro (Lapa), dois anos após o 25 de Abril, pelas mãos de várias sócias, entre as quais Helena Corrêa de Barros, fotógrafa reconhecida, mãe e avó das actuais gerentes. Mais tarde, Helena Corrêa de Barros acabou por ficar sozinha à frente do negócio. Quando faleceu, o Chef acabou por ficar nas mãos da filha e actual dona, Margarida Vaz Pinto. Hoje são as suas filhas Sofia Rebelo de Andrade e Marta Ramalho Ortigão que conduzem os destinos do Chef. E foram elas que aceitaram este convite para virem para o Time Out Market com as empadas do Chef.

“O “Chef” é uma empresa familiar de comida familiar”, diz Sofia Rebelo de Andrade. “Temos os clássicos como o rosbife, os crepes, as empadas, as pies (empadas grandes), os bacalhaus, uma vasta pastelaria e doçaria. E os nossos clientes procuram-nos exactamente por esta comida de conforto que dizem fazer lembrar-lhes a infância, a avó, a mãe…”, conclui.

Para esta nova aventura no mercado trouxeram apenas as empadas, mas vieram todas as variedades: galinha, vitela, porco, pato e espinafres. Todas elas feitas com a tradicional massa de empada alentejana (mais ou menos areada). Podem ser comidas à mão (2,20€ a unidade) ou no prato com acompanhamentos como o arroz basmati, a batata palha caseira, salada verde ou a famosa salada Pink (beterraba cenoura e couve com maionese) que também é um dos primeiros pratos da casa.

Tudo o que fazem no Chef são receitas da família que estão sempre a ser “testadas e renovadas”. Não têm um chef, mas vários cozinheiros, nomeadamente alguns que fazem parte da casa desde o início. A mãe de Sofia e Marta – Margarida Vaz Pinto – também é uma excelente cozinheira e contribui muito para as receitas do Chef.

Ainda nem há uma semana estão no Time Out Market e já andam a magicar novos recheios de empadas que vão de encontro aos pedidos da nova clientela. É passar para ir provando e vendo as novidades.