Chef Silvio Armanni Libertà

Libertà abre Pasta Bar no Mercado

Um restaurante de verdadeira cozinha italiana era um dos “discos mais pedidos” pelos visitantes do Time Out Market. Estamos finalmente prontos para responder a este pedido com a abertura do Libertà Pasta Bar.

Com esta abertura no mercado, o Libertà ganha um novo espaço na cidade, mas que não é apenas uma réplica do original, é também um novo conceito que aqui nasce – um Pasta Bar – pela mesma equipa que criou o Libertà, junto à Avenida da Liberdade. Um espaço mais casual, onde tudo se resume a boa comida italiana, simples e autêntica, como resume o chef Silvio Armanni.

O Libertà é um projecto de Alykhan Popat, um empresário de ascendência luso-queniana, responsável por outros projectos gastronómicos em Lisboa. Já o chef é Silvio Armanni, natural de Bérgamo, tendo passado quase oito anos na Ásia, entre Xangai, Tóquio e Hong-Kong, em três restaurantes com estrela Michelin, o último dos quais o Octavium (Hong Kong).

Tal como escreveu o crítico da Time Out, Alfredo Lacerda, o Libertà é um “sítio com um pé em Itália, mas com vontade de viajar”. Também neste novo Libertà a herança italiana é respeitada, com a carta a integrar muitos dos clássicos como um Fettucine All’Amatriciana, uma Foccacia, uma Lasagna ou um Tiramisú bem leve, mas também a piscar o olho à modernidade com pratos como Maltagliati Al Pesto (vegetariano), uma polenta frita servida no cone ou um Gnocchi “Alla Norma”.

E se no Libertà original, a vista para a cozinha fazia parte da experiência, também aqui no mercado, no espaço com esplanada e lugares de balcão que ocupa é possível ver a pasta fresca a ser feita e a ir directamente para o prato, assim como outros ingredientes como o tomate seco e o pesto.