Prova de queijos Manteigaria Silva prova de queijo manteigaria silva

Sente-se e faça uma prova vertical de queijo

Não se trata de comer queijo em pé, na verdade o ideal é fazê-lo bem sentado. A proposta é da Manteigaria Silva que anda há meses a afinar queijos da Ilha e da Serra, e agora vai dar a prová-los aqui na loja do Mercado.

José Branco Júnior da Manteigaria Silva tem um brilhozinho nos olhos quando fala das experiências que anda há meses, para não falar em anos, a fazer com queijos da Ilha de São Jorge e queijo da Serra da Estrela. Agora, finalmente, pode mostrar e dar a provar ao mundo o que ele, o pai e a irmã têm andado a “tramar” desde os primeiros dias em que abriram a sua loja aqui no Time Out Market. Sim, há um queijo com a idade do mercado incluído nestas duas provas verticais de queijo da Ilha e de queijo da Serra. Cada uma destas provas inclui o mesmo queijo com diferentes tempos de cura.

“Os queijos não são produzidos por nós, o que fazemos é afinar e realçar os sabores naturalmente presentes no queijo através do processo de cura numa câmara onde a humidade, a temperatura e a luz são controladas”, explica José Branco Jr. Este é um processo de tentativa erro. “Nem todos os queijos podem ser afinados e, há lotes de queijos que não se conseguem controlar”. Quando se prova o lote de queijos acabados de chegar, já se consegue predizer quais os que têm potencial.

É na loja da Manteigaria Silva do Mercado que se podem agora fazer duas provas verticais. A prova de Queijo da Ilha de São Jorge consta de quatro queijos com curas diferentes: 4, 12, 24 e 50 meses. Este último é o queijo mais antigo que a Manteigaria tem e para chegar a esta “obra-prima” muitos ficaram pelo caminho. As primeiras experiências para estes queijos com 50 meses de cura, cerca de 50% da produção foi para o lixo, diz José Branco Júnior.

A prova vertical de queijo da Serra é composta por queijos com 40 dias, 4, 8 e 12 meses. Em cada estágio os queijos têm sabores diferentes. No caso do queijo da Serra, o de 40 dias tem uma textura cremosa, aos 4 meses sobressaem os sabores da fruta e aos 12 já se notam sabores a noz, tabaco e barrica. O queijo da Ilha aos 50 meses tem um sabor mais picante.

Uma prova deste género é um momento solene, que para ser apreciado como deve ser, deverá ser feita com água e maçã verde entre os queijos. No final é que entram os vinhos e aí também a escolha deve ser adequada a cada vinho, começando nos brancos e terminado em coisas mais fortes como o vinho do Porto.

Um brinde a esta prova tão especial e única aqui no Mercado e em território português. A prova vertical de queijo da Ilha de São Jorge custa 24€ e a de queijo da Serra 22€. Disponíveis até acabar na Manteigaria Silva do Time Out Market.