Café de São bento cafe de sao-bento

Café de São Bento

Há quase uma década que a Time Out atribui a esta casa o título de melhor bife de Lisboa. O corte alto, a carne tenra, a forma como tudo é servido num molho gordo e saboroso… perfeito para afogar as batatas fritas que vêm ao lado. É assim há mais de 30 anos na casa-mãe, e agora também aqui, no Mercado da Ribeira, onde há um esquadrão de outras carnes para escolher. Em caso de dúvida, é apontar sempre a mira para o lombo – nunca falha.

Time Out Dixit “A perfeição está ali, naqueles poucos centímetros cúbicos do lombo de vaca, de preferência mal passados e afogados num molho divino, com batatas que fazem todos os sentidos estalar.”

Receita

Bife à Café de São Bento

O melhor bife de Lisboa não tem grandes segredos quanto aos ingredientes, mas esconde alguns truques na confecção. E na escolha da carne, claro. O lombo, com uma média de 190 gramas, deve ser de altíssima qualidade, ter alguma altura e estar bem limpo de gorduras. O primeiro passo é aquecer um bom bocado de manteiga numa frigideira, pôr o bife na gordura e selá-lo bem na manteiga quente – mais ou menos tempo, dependendo se quer o bife bem ou mal passado. Em seguida, retirar do lume, reservar num prato e deitar fora a gordura. Numa nova frigideira, deitar outro pedaço de manteiga , natas (da marca Longa Vida, se quiser ser fiel à receita original) e mexer no lume forte, para ligar bem. Juntar flor de sal e pimenta preta a gosto e continuar a mexer, agitando a frigideira (em vez de usar uma colher) para ligar bem o molho. Depois meter o bife na frigideira, pressioná-lo com um garfo de um lado e do outro e juntar ao molho o suco da carne que ficou no prato – sempre com lume forte. Retirar o bife, voltar a agitar o molho, recolocar o bife, reservá-lo mais uma vez, mexer o molho de novo e no final acrescentar alguma pimenta, antes de o fazer escorrer sobre o bife.

Ingredientes

BIFE DO LOMBO
MARGARINA
MANTEIGA
NATAS
FLOR DE SAL
PIMENTA

Café de São bento