A primeira (e única) croqueteria da cidade conseguiu o seu lugar no Mercado depois de uma grande aventura. croqueteria

Croqueteria

A primeira (e única) croqueteria da cidade conseguiu o seu lugar no Mercado depois de uma grande aventura. No início de 2014, os seus mentores venceram o concurso da Time Out para eleger o “Melhor Negócio Original” de comida portuguesa. Uma iniciativa que pretendia lembrar que Lisboa também é uma capital de grandes empreendedores, colocando ao lado dos grandes chefs e restaurantes alguém que, apesar da falta de experiência, tivesse talento suficiente. Pela receita, pela qualidade e pela paixão, estes incríveis croquetes foram os vencedores.

Time Out Dixit “Croquetes há muitos, é verdade, mas poucos tão bons. Boa carne, bom polme e mostarda para subir ao nariz. Arrisque a versão de choco com tinta ou, se houver, o maravilhoso exemplar de perdiz.”

Receita

Croquete tradicional de carne

O salgado preferido dos lisboetas existe em várias versões no Time Out Market, mas tem na receita base de carne um sabor que roça a perfeição. Para começar a receita faz-se um refogado com a cebola e o aipo cortados grosseiramente, com chouriço, alho e louro. Quando a cebola começa a dourar, refresca-se com vinho branco. E assim que o vinho evapora, adiciona-se a carne cortada em cubos largos. A carne é temperada com sal, pimenta e cominhos e fica a estufar até começar a desfiar, cerca de 1h30/2h00. Quando estiver cozida, escorre-se o caldo para um recipiente e reserva-se. Para o creme, aquece-se a manteiga e nela aloura-se a cebola e frita-se a farinha até começar a dourar. Adiciona-se o caldo aos poucos para dissolver a farinha no caldo e mexe-se bem para não criar grumos. Quando estiver formado um creme liso, deixa-se ferver dois minutos para cozer a farinha, à medida que se vai mexendo sempre (para não queimar no fundo). Depois de desfiada a carne, adiciona-se o creme e deixa-se arrefecer. Já fria, pesam-se porções de 50 gramas, moldam-se à forma de croquetes, passam-se por ovo e pão ralado e congelam-se. Depois de congelados, para fritar, aquecer o óleo a 180 graus e mergulhar os croquetes até ficarem com cor e crocantes. São depois terminados no forno a 250 graus, durante cinco minutos.

Ingredientes

1 KG CARNE DE VACA PARA ESTUFAR
(METADE DE GANSO DE VACA, METADE CHAMBÃO)
1 KG DE CARNE DE PORCO (PERNA)
100 GR DE CHOURIÇO DE CARNE
600 GR DE CEBOLA
160 GR BOLBO DE AIPO
AZEITE / ALHO
50 ML DE VINHO BRANCO
SAL GROSSO QB / PIMENTA PRETA MOÍDA QB
COMINHOS MOÍDOS QB / LOURO

CREME
2 L DO CALDO DA CARNE
140 GR DE MANTEIGA
360 GR DE FARINHA
70 GR DE CEBOLA PICADA

PARA FRITAR
OVOS / PÃO RALADO

Croquete tradicional de carne