Manteigaria Silva Manteigaria Silva

Manteigaria Silva

Com mais de 100 anos de idade, a melhor charcutaria da cidade assentou arraiais no Mercado com um exército de queijos e enchidos portugueses da maior qualidade. Tudo para comer em tábuas, sandes ou levar para casa. Da Baixa lisboeta veio a competência e a traça dos tempos passados, do Time Out Market veio a inspiração para fazer um palco de produtos originais, todos de selo nacional.

Time Out Dixit “O queijo da Serra curado é o grande tesouro da casa. Mostra como só é possível fazer um projecto destes com muito trabalho, muito conhecimento e, sobretudo, muito amor à causa.”

Receita

Queijo da Serra Curado

O processo de cura de queijos da Serra que acontece nas traseiras da Manteigaria Silva, no Rossio, é quase mágico. Só não chega a atingir os verdadeiros níveis de magia, porque pode ser visto pelos clientes mais curiosos que queiram espreitar para trás do balcão e porque exige técnica, paciência e muito trabalho. Os queijos chegam de Celorico da Beira ainda no estado amanteigado e são postos em tábuas de madeira, dentro de uma câmara frigorífica com humidade e temperatura controladas. Ao fim de dois/três meses levam um banho de óleo de colorau. Quinze dias depois são limpos e ficam a curar durante mais seis ou sete meses, com uma limpeza diária (à mão), para serem retiradas as impurezas (sob a forma de pequenos pontos pretos) e serem virados ao contrário – processo que demora em média duas horas, já que se está a falar de cerca de 600 queijos. Ao fim de nove meses são postos à venda.

Ingredientes

– QUEIJO DA SERRA AMANTEIGADO
– ÓLEO DE COLORAU

Receita Manteigaria da Silva | Time Out Market Lisboa