Marisqueira Azul Marisqueira Azul

Marisqueira Azul

O que verdadeiramente faz uma grande marisqueira não é o sítio nem o espaço. São os produtos, os fornecedores, os funcionários e os cozinheiros. Sabendo disso, a equipa da Azul apareceu no nosso mercado com a promessa de trazer os melhores fornecedores da nossa costa até aos balcões da Ribeira. Mas também trouxe Manuel Aguiar, um dos homens que mais percebe de marisco em Portugal, e Nuno Bergonse, um Chef com provas dadas na alta cozinha, mas que gosta desta aventuras com os melhores ingredientes nacionais.

Time Out Dixit “É uma marisqueira que respeita os dois princípios básicos desta arte: servir marisco fresco e a cerveja gelada. E que além disso faz um esforço notável para dar um toque de actualidade a este formato tradicional.”

Receita

Caranguejo de casca mole frito

Aviso à navegação: é difícil encontrar caranguejos de casca mole à venda. Os que são usados na Marisqueira Azul vêm da Indonésia – “são apanhados lá, numa altura em que estão a mudar a casca”, explica Manuel Aguiar, responsável pela cozinha da Azul – e depois comercializados por uma empresa alemã. Para cozinhá-los, porém, já não é preciso grande perícia. Cada um deles é passado por farinha de milho e frito num óleo convencional durante um minuto (caranguejo de 60 gramas) ou um minuto e meio (caranguejo de 80 gramas). Depois de frito leva um pouco de sal fino e gotas de limão. Para o molho tártaro juntam-se numa tigela a maionese, a salsa picada, o ovo cozido picado, os pickles bem picados, algumas gotas de limão e pimenta a gosto. E envolve-se tudo muito bem.

Ingredientes

1 KG DE CARANGUEJOS DE CASCA MOLE
FARINHA DE MILHO
ÓLEO
SAL FINO
LIMÃO

MOLHO TÁRTARO
MAIONESE
SALSA
1 OVO COZIDO PICADO
PICKLES PICADOS
LIMÃO
PIMENTA

Receita Marisqueira Azul | Time Out Market Lisboa