monte-mar monte mar

Monte Mar

Se nunca entrou num restaurante da estrada do Guincho, a oportunidade está aqui mesmo, à sua frente. O Monte Mar do Time Out Market é uma pequena versão do Monte Mar original, de Cascais (na opinião da Time Out, o melhor restaurante daquela zona), com quase tudo menos as ondas. O peixe e o marisco da nossa costa, claro, mas também o prato clássico de Cascais: filetes de pescada com arroz de berbigão.

Time Out Dixit “Ter a sorte de apanhar um dia em que as ondas rebentam com estrondo à nossa frente, enquanto comemos camarões da costa, ainda quentes, cheios de sal, é uma experiência religiosa. E depois aqueles filetes de pescada gorda e brilhante, com arroz de berbigão e um espectacular molho tártaro – um prato que devia ser património nacional.”

Receita

Gambas al ajillo

É um dos petiscos favoritos dos portugueses, sobretudo para picar e dividir antes de comer um bom prato de peixe. Tal e qual o que se faz no Monte Mar. As gambas usadas para a receita, explica um dos cozinheiros da casa, devem ser de tamanho médio, compradas inteiras, congeladas e descascadas à mão. O tempero prévio das gambas, já sem casca e cabeça, é apenas sal fino, bem distribuído pelo marisco. Para a confecção, numa frigideira aquecer um fio de azeite com dois dentes de alho sem casca esmagados e uma malagueta inteira. Quando estiver bem quente, pôr as gambas a fritar até ficarem coradas de um lado e do outro. Assim que atinjam o ponto ideal de fritura, deitar um pouco de vinho branco e ir mexendo até fazer uma redução e evaporar. O toque final é dado com uma colher de sobremesa de manteiga, que é posta depois de o vinho evaporar, para dar ao molho o toque aveludado. É preciso mexer bem a manteiga até esta entrar bem no molho. No final, servir com salsa picada por cima.

Ingredientes

GAMBA 40-50 CONGELADO
SAL FINO
AZEITE
ALHO
MALAGUETA
VINHO BRANCO
MANTEIGA
SALSA

Gambas al ajillo