Prego da Peixaria | Time Out Market Lisboa prego-da-peixaria

O Prego da Peixaria

O pastel de nata está para os bolos como o prego está para as sandes: é um símbolo nacional. E o Prego da Peixaria foi a primeira marca de Lisboa a dar valor a esse património, através de um restaurante (hoje, vários) que se especializou na receita da sanduíche nacional e a levou para mares nunca dantes navegados. Prove o clássico, com um bife de lombo entre duas fatias de bolo do caco da Madeira, ou arrisque uma das versões mais modernas com peixe.

Time Out Dixit “a primeira pregaria de Lisboa continua a servir os melhores exemplares da cidade. Quem não reconhece isto não gosta de comer com as mãos.”

Receita

Prego Dandy

Mais do que talento na montagem, na sanduíche que os lisboetas mais adoram, importa escolher e cozinhar bem os ingredientes e ter alguns produtos preparados previamente. A cebola frita, apesar de se encontrar à venda já neste estado, pode ser feita em casa, com a cebola cortada em pequenos pedaços, passada por farinha e frita em óleo, durante pouco tempo e em poucas quantidades de cada vez para não queimar. Para confeccionar a manteiga de alho e salsa, faz-se uma pasta de alho, salsa e azeite e mistura-se com manteiga solidificada. Quanto ao prego, a carne deve ser do lombo, temperada apenas com sal e cozinhada na chapa ou numa frigideira com pouca gordura – basta deitar um fio de azeite e passar um guardanapo para untá-la bem. Depois de estar cozinhada de um lado, virá-la na frigideira e deitar por cima da parte quente duas a três fatias de queijo da ilha. À parte, aquecer o bolo do caco numa frigideira quente sem gordura ou na torradeira. Para compilar tudo, o pão da base é barrado com manteiga de alho e salsa, leva a carne com o queijo derretido por cima, depois a cebola frita, a alface iceberg cortada em juliana e no final o outro pedaço de pão, também barrado com manteiga.

Ingredientes

BIFE DO LOMBO
BOLO DO CACO DA MADEIRA
QUEIJO DA ILHA
ALFACE ICEBERG
CEBOLA FRITA
MANTEIGA
ALHO
SALSA
AZEITE
FARINHA

Receita Prego da Peixaria | Time Out Market Lisboa