Restaurante Sea Me | Time Out Market Lisboa Restaurante Sea Me | Time Out Market Lisboa

Sea Me

Além de estar constantemente no Top20 dos melhores restaurantes de Lisboa, segundo os critérios da Time Out, o Sea Me é conhecido por três coisas: ter inventado um formato original entre uma petisqueira moderna e a tradicional marisqueira; só servir pratos à base de peixe e marisco de qualidade; e ser um dos poucos espaços nacionais a homenagear a relação gastronómica de Portugal com o Japão. Comece a experiência com os fabulosos niguiris de sardinha, continue com a salada de robalo com algas e acabe, entre muitas outras coisas, com os chocos fritos na sua própria tinta.

Time Out Dixit “Peixaria, marisqueira, petisqueira, restaurante de sushi, de pregos… o Sea Me é um daqueles casos de sucesso em várias frentes. A excepção que confirma a regra.”

Receita

Nigiri de Sardinha

Uma invenção luso-japonesa, feita na cozinha do Sea Me, que homenageia a sardinha nacional e se torna um vício a partir da primeira trinca.A base é o arroz de sushi, feito com arroz próprio para sushi. Primeiro é lavado e deixado a repousar durante 30 minutos, depois é cozido na mesma quantidade de água durante outros 30 minutos e, no final, envolvido com o molho sushi su. Para a sardinha, retirar os filetes de cada um dos peixes e fazer golpes longitudinais na sardinha. Depois brasear cada um deles com um maçarico (vende-se em qualquer loja de utensílios de cozinha, não é desculpa para desistir). Pôr os filetes em cima do arroz, com a forma do nigiri, e finalizar com flor de sal e um pouco de shichimi togarashi, uma especiaria feita com base numa mistura de sete pimentas.

Ingredientes

SARDINHA
1 KG DE SARDINHAS FRESCAS
FLOR DE SAL QB
SHISHIMI TOGARASHI QB

ARROZ
ARROZ (SHARI)
1,8 KG DE ARROZ
700 ML DE SUSHI SU
1,8 ML DE ÁGUA

Receita Nigiri | Time Out Market Lisboa