Natal no Mercado

Se comer, beber e conviver são das actividades mais praticadas durante esta época festiva, então o Time Out Market é o sítio ideal para vir viver estes dias da melhor maneira, com boa comida e bebida, decorações natalícias e muita animação.

Há quanto tempo não envia um postal a alguém? O Natal é a melhor altura para o voltar a fazer, quando o coração fica mais quentinho e bate sempre aquela saudade de alguém que está longe. Neste Natal instalámos um marco de correio gigante mesmo no meio do food hall, que não vai servir apenas para colocar os seus postais, mas também para criar o postal de Natal mais animado. Este é um marco de Natal interactivo, onde todos os visitantes do mercado vão poder tirar uma fotografia, que depois será emoldurada no nosso postal de Natal. Depois é só enviar a carta ao destinatário por e-mail ou correio.

E como sabemos que no Natal, a cozinha é um dos sítios onde toda a gente gosta de estar, a Academia Time Out, a escola de cozinha do Time Out Market, criou uma programação à altura da época com vários workshops temáticos que pode ficar a conhecer melhor aqui

Além de comida, não há nada que a equipa do Time Out Market goste mais de receber no Natal do que livros, por isso, convidámos os nossos amigos da Penguin Random House para instalarem uma loja pop-up de livros no primeiro piso do Time Out, durante o fim-de-semana de 16 e 17 de Dezembro. Esta será uma loja com cariz solidário, ou seja, a totalidade das vendas dos livros revertem para a Crescer – Associação de Intervenção Comunitária, onde vai poder encontrar uma larga gama de livros do Grupo Penguin, entre novidades e livros de fundo de prestigiados autores, novas vozes, literatura infanto-juvenil e até livros para quem já tem de tudo. Lá estarão os editores da Penguin, autores para autografar os livros e, de manhã, haverá atividades infantis para os mini-leitores.

Se ficou imbuído do espírito de Natal, então aproveite a inspiração e compre alguns presentes de Natal também. No Time Out Market é possível sair de barriga cheia, mas também com o saco de compras de natal cheio.

Brindar ao Natal na Academia

Para uns ainda é cedo para falar em jantares de Natal, para outros pode até já ser tarde de mais. A equipa da Academia Time Out, a escola de cozinha do mercado, já está pronta para esta época. Venha ela!

Neste espaço, situado em pleno food hall, celebra-se o amor pela boa comida, mas também os brindes “por tudo e por nada”, as gargalhadas sentidas, as disputas culinárias saudáveis e as refeições que nunca mais nos saem da memória.

Quando há um jantar, a cozinha é aquele sítio onde todos querem estar enfiados. E é por isso, que a Academia Time reúne o melhor de dois mundos, uma cozinha onde se janta, mas onde nada é linear, e onde podem acontecer todos os formatos culinários. Team buildings, workshops, competições, jantares e almoços, a escolha é grande. Tão grande como os temas culinários que se podem escolher para fazer: das cozinhas do mundo ao prato português mais tradicional. Tudo isto bem no meio de um food hall onde estão reunidos os melhores restaurantes e chefs da cidade. Não há melhor inspiração do que esta!

Uma vez que é Natal, a equipa da Academia Time Out criou cinco menus adequados à quadra(e outros tantos mais divergentes), para serem postos em prática no formato de workshop, onde Miguel Mesquita, chef de serviço da Academia Time Out, ensina a cozinhar uma entrada e um prato. A sobremesa é por conta da casa.

A variedade do menu proposto é grande, porque nem só de bacalhau vivem estes menus de Natal. E só para abrir o apetite, além de um Bacalhau à Ribeira, de um Lombinho de porco à Alentejana ou de um Arroz cremoso de gambas e bacalhau, também vai poder optar por um menu mais oriental – Índia, Vietname, Tailândia, Coreia e Indonésia – ou mais latino como México ou Peru. O menu importa, claro, mas o que conta é mesmo a diversão. E aqui na Academia Time Out celebra-se o amor pela comida, os brindes sem conta, as gargalhadas sentidas, os truques de cozinha que resultam e que nos fazem ganhar confiança para fazer um brilharete no próximo jantar lá em casa. E além da sobremesa no fim do jantar aqui na Academia, há um outro presente. É que não vai ter de lavar a loiça.

Os preços dos menus vão dos 45€ aos 65€ por pessoa e incluem workshop, jantar e bebidas. Para mais informações contacte a Academia Time Out através do 913383935 ou do e-mail [email protected]

9 anos, 9 pratos obrigatórios

No mês em que o Time Out Market celebra 9 anos de existência, fazemos uma lista de nove pratos obrigatórios.

1) Polvo à lagareiro em novas texturas – Chef Marlene Vieira

É um dos pratos mais icónicos da chef Marlene Vieira e um dos ingredientes (o polvo) que a chef mais gosta de trabalhar (veja-se a suas famosas pataniscas). Este “Polvo à lagareiro em novas texturas” é uma reinterpretação de um clássico da cozinha portuguesa, em que o polvo é cozido em vinho tinto e acompanha com batata assada e espinafre baby. A crocância é dada pela casca de batata frita.

2) Bacalhau à Brás – Chef Miguel Castro e Silva

Em prato vencedor não se mexe. Este prato de bacalhau é um clássico que poderia figurar em qualquer compêndio da cozinha portuguesa, e este chef portuense mantém-se fiel à tradição, preparando este prato com batatas fritas cortadas à mão, bacalhau bem desfiado e cebola. As gemas adicionadas na hora de servir conferem-lhe uma cremosidade divinal.

3) Filetes de pescada com arroz de berbigão do Monte Mar

O Monte Mar do Time Out Market é uma pequena versão do Monte Mar original, de Cascais, com quase tudo menos as ondas. O peixe e o marisco da nossa costa estão lá, claro, mas também o prato mais famoso da casa: filetes de pescada com arroz de berbigão.

4) Pad Thai do Asian Lab

É um dos pratos mais reconhecidos da gastronomia tailandesa, que por uma feliz coincidência é também uma das cozinhas favoritas de Maurício Vale, chef que criou toda a carta do Asian Lab. Por muitos reconhecido com um dos melhores pad thai da cidade, este do Asian Lab apresenta-se nas variantes vegetariana com tofu, frango ou camarão.

5) Duelo de Nigiris do Sea Me

A casa-mãe do Sea Me, no Chiado é uma ode ao oceano. Mergulhe no seu restaurante do Time Out Market e experimente o famoso duelo de nigiri, que agora inclui um nigiri de bacalhau à lagareiro e um nigiri de sardinha grelhada. É uma fusão surpreendente e viciante da cozinha portuguesa e japonesa.

6) Leitão Confitado do Chef Henrique Sá Pessoa

Este prato é um clássico do primeiro restaurante Alma do Chef Henrique Sá Pessoa, por isso quando este espaço fechou, foi com muita felicidade que o Mercado acolheu este prato na carta do chef, onde se mantém até aos dias de hoje.  O leitão é cozinhado lentamente durante 24 horas e acompanha com um puré de batata-doce e couve pak choi.

7) Arroz de lingueirão da Chef Susana Felicidade

Não há nenhum outro marisco que seja tão algarvio como o lingueirão. Existem várias formas de comer este bivalve – à bulhão pato, grelhado na chapa, entre muitas outras -, mas o arroz de lingueirão é um dos pratos-estrela da gastronomia tradicional algarvia. Este arroz cremoso de lingueirão da chef Susana Felicidade é prato único em todo o Time Out Market.

8) Amêijoas à Bulhão Pato da Marisqueira Azul

Há quem diga que a melhor forma de provar marisco é ao natural, com o mínimo de temperos. Excepção feita às ameijoas à Bulhão Pato, receita que terá surgido no antigo restaurante Estrela de Oiro, na Rua da Prata, em homenagem ao escritor Bulhão Pato nos anos 30. E esta é receita vencedora até aos dias de hoje. Ora prove este prato na esplanada da Marisqueira Azul.

9) Bife do Lombo à Café de São Bento

O melhor bife de Lisboa não tem grandes segredos quanto aos ingredientes – a melhor carne, as melhores natas e a melhor manteiga -, mas esconde alguns truques na confecção que são segredo da casa. Aqui no mercado como no restaurante original na Rua de São Bento, o bife com batata frita para molhar no molho, é sempre a melhor opção.