tartar ia Restaurante Tartar-ia | Time Out Market Lisboa

Tartar-ia

Criado pela equipa do famoso Vila Joya, no Algarve (o primeiro restaurante nacional a chegar às duas estrelas Michelin) este projecto é a junção perfeita da experiência da alta cozinha com o ambiente prático e descontraído do Mercado. Com receitas que vão do salmão ao atum, passando pelo novilho e pelo arenque, aqui há mesmo tártaros para todos os gostos. E para os que gostam de repetir a experiência, todos os meses há um tártaro novo e uma edição limitada assinada por um chef famoso.

Time Out Dixit “Tártaros topo de gama, com ingredientes topo de gama, feitos com técnicas topo de gama, para a refeição (adivinhou) mais topo de gama do Mercado da Ribeira.”

Receita

Tártaro asiático

A existência de um tártaro com sabores orientais na Tartar-ia deve-se a um feliz caso de popularidade. Criado pelo chef austríaco Peter Schachermayer, cozinheiro convidado no mês de Agosto de 2014, teve tanto sucesso que acabou por ganhar residência fixa na carta. A dose para uma pessoa leva 150 gramas de carne do pojadouro, limpa, cortada e depois picada, temperada com coentros, óleo de sésamo, óleo Becel, molho agridoce, pimenta, sal e tabasco. A carne é depois empratada e misturada com cogumelos shitake que são confitados numa frigideira com piri-piri azeite e alecrim; com um pickle de daikon (um rábano japonês comprado fresco) previamente marinado em vinagre de arroz e açúcar; com ervilhas panadas com wasabi (compram-se já panadas); com foie gras fresco, ligeiramente braseado; e ainda com um molho dashi, feito com flocos de (atum) bonito, folhas de kombu (uma alga), água, óleo de sésamo, sake, molho de soja e ainda molho ponzu (um molho cítrico japonês). No final enfeita-se com flores comestíveis.

Ingredientes

150 GRAMAS DE CARNE DO POJADOURO
COENTROS
ÓLEO DE SÉSAMO
ÓLEO BECEL
MOLHO AGRIDOCE
PIMENTA
SAL
TABASCO
COGUMELOS SHITAKE
PICKLE DE DAIKON
ERVILHAS PANADAS COM WASABI
FOIE GRAS
MOLHO DASHI
FLORES COMESTÍVEIS

Receita Tartar-ia | Time Out Market Lisboa